Tira-Dúvidas
SELECIONE O ASSUNTO E TIRE SUAS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES:

A Teutoluz cria mais este espaço para discussões e para você tirar suas dúvidas mais frequentes.
Selecione o assunto principal e as dúvidas mais comuns podem ser respondidas aqui.

03.09.2013
Qual o papel do projeto luminotécnico?
Enviada por Teutoluz Materiais Elétricos.

De forma resumida, ele é o planejamento dos circuitos de luz de uma casa, considerando o uso que se faz de cada espaço e as necessidades de quem a ocupa. Leva em conta aspectos humanos, arquitetônicos, financeiros e ambientais. Por exemplo, os circuitos devem ter um custo compatível com o que se quer gastar, a manutenção precisa ser fácil e barata e os elementos escolhidos não devem representar desperdício de energia nem prejuízos para a natureza. Esse projeto compõe-se de desenhos (plantas, cortes, perspectivas e detalhes) e memorial descritivo com as especificações de lâmpadas, luminárias e demais  equipamentos.
Fonte: http://casa.abril.com.br/materia/especialistas-respondem-as-principais-duvidas-sobre-iluminacao.

leia mais
03.09.2013
Os tons dos acabamentos interferem na sensação de luminosidade?
Enviada por Teutoluz Materiais Elétricos.

 Acabamentos claros e brilhantes refletem luz e fazem a área parecer ainda mais iluminada. É o caso, por exemplo, de uma sala com piso de porcelanato creme ou areia. Já os materiais escuros e opacos concentram luz e não propagam a claridade. Em ambientes com esse tipo de acabamento, mesmo aumentando os pontos de luz, dificilmente se conseguirá a sensação de intensa luminosidade.
Fonte:http://casa.abril.com.br/materia/especialistas-respondem-as-principais-duvidas-sobre-iluminacao

leia mais
03.09.2013
O projeto luminotécnico pode ser feito pelo mesmo arquiteto que está projetando a casa?
Enviada por Teutoluz Materiais Elétricos.

É preciso consultá-lo para saber se ele está disposto a assumir também o projeto luminotécnico. Se a ideia é fazer algo mais elaborado, ele pode contar com a consultoria de profissionais especializados, que dimensionam a captação e o controle da claridade e determinam os pontos e tipos de iluminação artificial adequados.Fonte: http://casa.abril.com.br/materia/especialistas-respondem-as-principais-duvidas-sobre-iluminacao

leia mais
03.09.2013
Quantos pontos de luz são necessários para cada espaço?
Enviada por Teutoluz Materiais Elétricos.

Alguns aspectos devem ser considerados, tais como o tamanho do ambiente, o pé-direito, as cores que predominam no local (do acabamento e dos móveis), a maneira como o espaço é utilizado (por exemplo, para leitura ou para assistir televisão) e o modo de vida dos moradores. Para cumprir esse dimensionamento, o arquiteto ou luminotécnico pode lançar mão de programas de computação específicos e regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que indicam a quantidade recomendada aos tipos diferentes de tarefas.

Fonte: http://casa.abril.com.br/materia/especialistas-respondem-as-principais-duvidas-sobre-iluminacao

leia mais
E VOCÊ TEM ALGUMA DÚVIDA?

Preencha o formulário na página de contato, ou se preferir clique aqui.
Em breve sua resposta postada nesta seçãot.

Filtre as notícias conforme a data de publicação:

Setembro/13