A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Teutoluz - Blog Lista
10.11.2014
O Muro de Berlim voltou mais brilhante e cheio de luz

Inicialmente construído de arame farpado e, posteriormente, suplementado com paredes de concreto, minas terrestres e torres de vigia, o Muro de Berlim surgiu, em 1961, literalmente do dia para a noite. Ele dividiu a cidade de Berlim, na Alemanha, por quase 30 anos, até que uma das maiores gafes burocráticas de todos os tempos fez com que ele caísse, em 1989.

No dia 07 de novembro, a capital alemã voltou a ser dividida entre oriental e ocidental no meio da noite. Mas, dessa vez, nada de arame farpado, cimento ou coisas do tipo. A divisão foi feita com balões cheios de luz em um evento que serviu para comemorar o aniversário da queda do muro e a unificação dos povos.

 

LICHTGRENZE

 

Lichtgrenze é uma instalação de quase 10 quilômetros que contava com cerca de 8 mil esferas brancas brilhantes marcando o caminho original do Muro de Berlim pela cidade. Por dois dias inteiros, a cidade foi novamente cortada ao meio, mas por um bom motivo. O projeto foi idealizado pelo artista Christopher Bauder a o cineasta Marc Bauder.

Seis locais demarcados ao longo do caminho exibiram imagens históricas do que foi a vida nessas áreas enquanto a parede existia por ali. Além disso, a cada 150 metros, os visitantes puderam encontrar histórias pessoais, memórias e lembranças — 100 no total — compartilhadas por pessoas que viveram em ambos os lados do Muro, ou cujas vidas foram afetadas por ele.

 

UM PROJETO PARA NUNCA SER ESQUECIDO

 

O Lichtgrenze ficou erguido até o dia 09 de novembro às 19 horas para que milhares de voluntários pudessem anexar mensagens pessoais nos balões. Então, eles tiveram suas cordas cortadas e foram lançados ao céu, em um evento que emocionou não só os alemães, mas todas as pessoas que o presenciaram.

Mas não precisa se preocupar com o impacto ambiental: os balões foram projetados especialmente para o evento por pesquisadores da Universidade de Hannover, certificando-se sempre de que eles são completamente biodegradáveis.

 

Disponível em: http://www.megacurioso.com.br/acontecimentos-historicos/48066-o-muro-de-berlim-vai-voltar-mais-brilhante-e-cheio-de-luz.htm

Compartilhar

voltar